terça-feira, 29 de março de 2011

Transfirmação da educação a distancia

Transformação da educação a distancia

O termo educação a distancia, já foi alvo de críticas, poucas pessoas davam credibilidade a essa modalidade educacional, atualmente esse mito vêem sendo quebrado, educação a distancia na verdade vai além da integração das novas tecnologias de informação e comunicação nos processos educacionais ela é entendida como parte de um processo inovador, que tem como eixo pedagógico central a tecnologia aliada as multimídias, esse eixo, pode vir a ser valioso se considerarmos os meios de aplicação e não somente como fins deste processo vigente.È válido considerar, dentre os recursos educacionais, todas as mídias, tanto as novas como as velhas, envolvendo gerações num processo complexo que transforma o indivíduo em ser social capaz de se relacionar com a sociedade em sua volta e toda modernidade que ela oferece, desde textos audiovisuais, aos textos mais simples, contemplando assim , o que Maria Luiza Belloni chama de “ mixagem” em seu artigo,Ensaio Sobre a Educação A Distancia no Brasil, publicado na Revista Educação e Sociedade.O eixo da discussão sobre Educação a distancia, tomou um novo rumo, deixou de ser a distancia entre o sujeito aprendente/ receptor e o sistema ensinante/ Emissor, e passou a ser por meio da “ mixagem”, isto é a mistura de linguagem dos vários tipos de mídia novas e velhas. Tudo isso vinculadas aos meios de comunicação, a partir desse segmento o foco educacional a distância passa a serem os meios de como utilizar os recursos multimídias. Desafio esse que engloba todos os atores inclusos neste processo de criação independentemente das inúmeras formas de uso o que importa na verdade é o aproveitamento desse material, seja em grupo, com o professor em situação presencial ou qualquer lugar em qualquer espaço/ tempo o desafio torna-se o mesmo, manusear as multimídias . Se considerarmos tudo isso, o conceito de educação a distância , tem muito ainda o que se transformar, afinal ela é uma das enormes tendências, de um futuro não muito distante do campo educacional, é na verdade “ tendência de paradigmas”, que acabará unificando o sistema educacional presencial e a distância, e quem sairá ganhando com toda essa unificação somos nós profissionais imbuídos no processo educacional, alunos e professores que tem ambição de aprendizagem aqueles que lutam pelo conhecimento acoplados á tecnologia da informação.

Texto escrito pela Professora, Dina Tavares com base no artigo de Maria Luiza Belloni Ensaio Sobre a Educação A Distancia no Brasil, publicado na Revista Educação e Sociedade.

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